Header Ads

Giro de Notícias

Detran-PB lança serviço de emissão de CRLV Digital diretamente no site



Após adotar a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) agora amplia esse serviço. A partir desta segunda-feira (15), os usuários que efetuarem o pagamento do licenciamento do veículo, no dia seguinte poderão solicitar a emissão do documento diretamente no site detran.pb.gov.br e imprimir em papel A4, na sua residência ou lan house. Tudo isso on-line, sem a necessidade de comparecer às unidades do órgão.

O novo serviço atende àqueles usuários com dificuldade de baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) nos seus smartphones. Desde o mês de abril, o CRLV Digital foi disponibilizado pelo órgão. “Após o licenciamento pago, o próprio aplicativo atualiza e permite a emissão e a impressão do documento”, explicou o gerente da Assessoria Técnica em Processamento de Dados do Detran-PB, João Holanda, acrescentando que, agora, esse procedimento também é possível através do site, tanto para pessoas físicas como jurídicas.

“O aplicativo CDT só permite a emissão para pessoas físicas. Por isso ampliamos para ser emitido também através do site, que permite o acesso e a impressão para pessoas jurídicas”, enfatizou João Holanda.

Passo a passo – Veja o passo a passo de como baixar o CRLV Digital diretamente do site: Clica no ícone “Emitir CRLV Digital”, que direciona ao Portal de Serviços do Detran-PB. Se não for cadastrado, faz o cadastro na opção “Criar conta”, colocando o número do CPF, a senha criada e acessa. Clica na aba “Veículos”, em seguida “Serviços” e depois em “Emissão do CRLV Digital”. Preenche os dados: placa, número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT ou recibo) e, finalmente clica para baixar o documento.

De acordo com a Deliberação nº 180, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o CRLV Digital somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos (inclusive IPVA), encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do certificado físico. A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. 

Fonte: Portal do Litoral PB

Nenhum comentário