Header Ads

Giro de Notícias

Rota Cultural Raízes do Brejo é cancelada para evitar coronavírus

Raízes do Brejo
Raízes do Brejo (Foto: Divulgação)
A Rota Cultural Raízes do Brejo, iniciativa que reúne nove municípios da região paraibana e promove programação cultural voltada para gastronomia e turismo de experiência e ecológico, teve a edição 2020 cancelada por causa da pandemia do coronavírus.
    O evento seria realizado entre os meses de abril e junho, que coincide com o período apontado como de pico da contaminação da doença no Brasil (abril e maio). Com o intuito de fomentar o turismo e a cultura no Brejo paraibano, a rota tem apoio do Sebrae Paraíba e do Governo do Estado.
    A decisão foi tomada na tarde dessa terça-feira (17) durante reunião realizada no município de Belém-PB, um dos integrantes da rota. Participaram do encontro o presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sergerson Silvestre, e os prefeitos Renata Christinne (Belém), Maria Rodrigues (Alagoinha), Joyce Renally (Duas Estradas), Fabiano Pedro (Lagoa de Dentro), Adailma Fernandes (Serra da Raiz), Gilene Cândido (Borborema), João Idalino (Dona Inês), Denílson Freitas (Pirpirituba) e Mônica Cristina (Pilõezinhos).
    O grupo emitiu uma nota na qual justificou o cancelamento, informando, também, que os gestores dos municípios estão tomando medidas de prevenção e elaborando plano de ações para o atendimento de possíveis casos suspeitos.
    Veja a nota:
    “O Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, através de sua Diretoria, conjuntamente aos Prefeitos Renata  Christinne (Belém), Maria Rodrigues (Alagoinha), Joyce Renally (Duas Estradas), Fabiano Pedro (Lagoa de Dentro), Adailma Fernandes (Serra da Raiz), Gilene Cândido (Borborema), João Idalino (Dona Inês), Denílson Freitas (Pirpirituba) e Mônica Cristina (Pilõezinhos), informam, através desta, o cancelamento da edição deste ano da Rota Cultural Raízes do Brejo, que tinha previsão de realização entre os meses de abril e junho.
    A decisão foi tomada após as orientações de todas as autoridades de saúde mundial, nacional e estadual, para que sejam adotadas medidas de prevenção à contaminação por coronavírus, pandêmica sustentada da infecção humana pelo coronavírus, anunciada pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020. 
    Ressaltamos que não há motivos para pânico, tendo em vista que não há registros de casos nas cidades que sediaram o evento. Contudo, com a expectativa da presença de grandes públicos formados por moradores locais e turistas, o risco da disseminação do coronavírus seria evidente, com a aglomeração de pessoas, acontecimento que deve ser evitado nesse momento. 
    A decisão foi motivada com objetivo maior de proteger a população da região e pela orientação de especialistas que já sinalizaram que período de pico do coronavírus no país poderá acontecer entre os meses de abril e maio, justamente na época prevista para realização do roteiro turístico.
    Informamos que todos os municípios estão tomando medidas de prevenção efetivas, com orientações a população e capacitação de profissionais de saúde, e elaborando planos de ações emergências para lidar com o possível surgimento de casos suspeitos.
    Agradecemos ao apoio dos parceiros como o Governo do Estado e Sebrae, bem como a confiança dos patrocinadores, veículos e profissionais de imprensa, empreendedores, artistas e demais colaboradores do evento. Ao mesmo tempo em que expomos nossa total convicção que essa foi a decisão mais prudente para o momento delicado que atravessamos, e enaltecemos nossa crença que no próximo ano o Raízes do Brejo voltará com mais força e ainda mais incentivo às nossas atividades artísticas e culturais.
     Belém-PB, 17 de março de 2020.
     Fórum de Turismo do Brejo Paraibano
    E Gestores dos municípios que sediam a Rota Cultural Raízes do Brejo”.
    Fonte: Portal Correio

    Nenhum comentário