Header Ads

Giro de Notícias

Médica dá dicas para prevenir câncer de pele

Na época mais quente do ano, onde há maior frequência das atividades ao ar livre, não custa nada reforçar os cuidados com o maior órgão do nosso corpo: a pele. Ela precisa de hidratação e muita proteção contra os raios ultravioletas do sol, que podem causar câncer.
No Brasil, 30% dos tipos de câncer são de pele e a cada ano são diagnosticados 180 mil novos casos da doença. Por isso, é bom estar atento às formas de prevenção. Bonés, viseiras, chapéus, sombrinhas, óculos escuros com proteção UV, exposição ao sol em horários apropriados (entre 10h e 16h) são algumas atitudes que devem ser adotadas neste período.
Outro aliado da pele no verão, seja para quem vai à praia ou simplesmente ao escritório, é o protetor solar. A dermatologista Ismmaelli Veras, médica cooperada da Unimed João Pessoa, explica como ele deve ser usado. “Deve-se aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição, de no mínimo fator 30, e replicar a cada 2 horas quando em  atividades ao ar livre ou a cada imersão em água”, frisou.
A dermatologista alerta que, apesar de ser mais comum em pessoas com mais de 40 anos, a média de idade dos pacientes vem diminuindo devido a constante exposição de jovens aos raios solares.
Fatores de risco
Os principais fatores de risco do câncer de pele são:
Exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência;
Ter pele e olhos claros, cabelos ruivos ou loiros, ou ser albino;
Ter história familiar ou pessoal de câncer de pele;
Sistema imune debilitado e exposição à radiação artificial (câmaras de bronzeamento).
 Prevenção
Confira alguma dicas da dermatologista Ismmaelli Veras de como prevenir o câncer de pele:
Evitar exposição solar entre 10h e 16h;
Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas (para quem vai à praia);
Aplicar protetor solar 30 minutos antes da exposição, de no mínimo fator 30 e replicar a cada 2 horas quando em atividades ao ar livre e/ou a cada imersão em água.
MaisPB

Nenhum comentário