Header Ads

Giro de Notícias

Em Mulungu: Secretaria de Saúde, divulga Campanha de Vacinação contra o sarampo começa neste sábado (19). Confira!

Foto: Imagem da internet
Neste sábado (19), será realizado em todo o país o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. Neste sábado (19), será realizado em todo o país o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses.
A campanha  estará disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade, para crianças entre seis meses e cinco anos de idade. No dia 19, sábado, haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos a partir das 8h às 17h, para facilitar o acesso de pais e responsáveis que trabalham durante a semana. A segunda fase da campanha está previsto para novembro. 
Vale ressaltar que a campanha de vacinação é realizada de forma seletiva, ou seja, é verificado se a dose é necessária a partir da checagem da caderneta de vacinação. 
Em caso de dúvida, o munícipe deve procurar a UBS mais próxima de sua residência para mais informações.
As vacinas a serem utilizadas durante a campanha são a tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola –, no caso das crianças, e a dupla viral – contra sarampo e rubéola – no caso dos adultos jovens.
Precauções e contraindicações
A Secretaria de Saúde orienta que, no caso de febre moderada ou grave, é conveniente adiar a vacinação até a resolução do quadro. Se a pessoa recebeu transfusão de sangue ou derivados, a aplicação da dose também deve ficar para depois.
A vacina é contraindicada a crianças menores de 6 meses, grávidas, pessoas que apresentaram reação à dose anterior e pessoas com doenças congênitas ou em tratamento prolongado. Em caso de dúvida, o médico deve sempre ser consultado sobre a conveniência da aplicação.
Foto: Imagem da internet
Foto: Imagem da internet

Da Redação
Mulungu Agora

Nenhum comentário