Header Ads

Giro de Notícias

Programa Centelha prorroga inscrições e oferece orientações gratuitas

Unipê. (Foto: Divulgação)
O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) participará do Programa Centelha com uma Equipe de Mentoria para orientar gratuitamente os interessados em submeter as propostas inovadoras de empreendedorismo na Paraíba.
A Equipe, multidisciplinar e com expertise na elaboração dos projetos de inovação empreendedora, ajudará os candidatos na etapa de apresentação de propostas ao programa. Depois dessa etapa, o Unipê disponibilizará profissionais para as fases de avaliação, suporte e incubação das propostas vencedoras.
O objetivo do Programa Centelha no Estado da Paraíba é estimular o empreendedorismo por meio de projetos inovadores para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores para temáticas (biotecnologia e genética ou design, por exemplo) e setores (como a administração pública ou papel e celulose) considerados prioritários no Estado.
Para isso, o Centelha também apoiará os participantes através da concessão de recursos de subvenção econômica (não reembolsáveis) para criar empresas de base tecnológica. O edital do processo pode ser conferido no link.
O Programa é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), sendo operada pela Fundação CERTI. Na Paraíba, ele será executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPESQ), em parceria com diversas instituições públicas e privadas.

Inscrições

As inscrições para o Centelha são gratuitas e as propostas devem ser submetidas online  no site do Programa. Não há limite de proposta por pessoa e os projetos devem ser enviados até o próximo dia 16 de agosto.

Quem pode participar

Podem participar do Programa pessoa física (coordenadora do projeto) que, tendo a proposta aprovada, deverá constituir uma Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (MEEPP) com sede na Paraíba para contratação e recebimento dos recursos financeiros não reembolsáveis, na forma de subvenção econômica.
Também participa pessoa física (coordenador do projeto) que possua vínculo como proprietário ou sócio proprietário de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (MEEPP), sediada no Estado da Paraíba, com data de constituição em até 12 meses anteriores à data de publicação do edital.
A seleção ocorrerá em três fases. A primeira avaliará e aprovará as propostas de cada participante. Já na segunda, cerca de 20% das propostas aprovadas serão melhoradas com o apoio dos parceiros, através de treinamentos, consultorias e pesquisas. Após essa qualificação, uma nova avaliação será realizada de modo a restarem cerca de 10% das propostas iniciais.
“As ideias, agora já ‘lapidadas’, apresentadas em forma de projeto factível, executável e com viabilidade de mercado comprovadas passam por uma última seleção, da qual serão escolhidas 28 propostas que receberão o fomento de até R$ 60 mil para início das atividades da empresa”, elucida Arthur Lima, analista de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento do Unipê.

Equipe de Mentoria

Nesta primeira etapa de submissão de propostas, a participação do Unipê se dará através da Equipe de Mentoria, que será composta pelos Professores Dr. Felipe Soares, Me. Walter Travassos, Me. Hugo Vieira e Me. Walace Bonfim. Os docentes farão plantões de atendimento às terças, quartas e quintas-feiras, das 17h às 18h, além de orientações, workshops e palestras.
Além disso, o Unipê auxiliará o Programa na realização de eventos de divulgação, incentivo à submissão de propostas, disponibilização de conteúdos sobre empreendedorismo e startups e mobilização da região para a participação no programa. “O Centro Universitário de João Pessoa acredita no potencial da comunidade local da Paraíba e com isso busca dispor de todos os meios para apoiar, orientar e capacitar os participantes”, afirma Lima.
Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário